História do evento

Os colonos norte-americanos, após vencer a guerra contra o México no século XVII acabaram adotando costumes de origem espanhola. As festas mexicanas e as montarias foram as primeiras abrindo espaço para outras manifestações culturais. As disputas de habilidade entre os cowboys levaram ao surgimento de um novo esporte chamado “rodeio”.

Barretos era um a cidade tranquila, que tinha na pecuária sua principal atividade econômica.

O primeiro rodeio aconteceu numa quermesse realizada na praça da cidade no ano de 1947.

Em 1955 nasceram “Os Independentes”, um grupo de rapazes solteiros que teve a ideia em um papo de bar de promover as festas, com o objetivo de arrecadar fundos para ações sociais.

Em 1956 foi lançada a primeira Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos, tendo o rodeio como a principal atração. Ao longo do tempo, Barretos se tornou a capital do rodeio.

Lançada em 1956, a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foi ideia de um grupo de rapazes solteiros ligados à agropecuária local que tinham o objetivo de promover festas inspiradas na lida das fazendas e arrecadar fundos para as entidades assistenciais da região. Sob a lona de um velho circo, surgiu o modelo do evento rural de maior sucesso do país atualmente. A principal atração da primeira festa já era o rodeio. E os mesmos peões que passavam meses viajando pelos estados brasileiros, agora eram estrelas da Festa de Barretos. Hoje, a cidade do interior de São Paulo é considerada a capital do rodeio brasileiro.

Comemorando sua entrada na segunda metade de século, Os Independentes, realizadores da Festa, coordenam desde o ano de 2006, o Circuito Barretos de Rodeio, da Liga Nacional de Rodeio.

Pelo 3° ano, Brasília recebe um pedaço do mais antigo e maior evento de rodeio da América Latina.

A cultura sertaneja e country ganha força a cada dia na capital federal. Apesar disso, a cidade ainda não é rota de grandes competições e festivais do gênero.

Aproveite essa oportunidade e garanta já o seu ingresso para a Festa do Peão de Boiadeiros de Brasília.